domingo, 13 de março de 2011

PÉS

Sinta cada vez mais os seus pés.

Algumas vezes fique em pé sobre a terra, sem calçados, e sinta o frescor, a textura, o calor. Tudo o que a terra estiver disposta a dar naquele momento, sinta-o e deixe-o fluir através de você. E permita que a sua energia flua para dentro da terra. Esteja conectado com a terra.

No máximo, as pessoas respiram até o umbigo, mas não além disso. Dessa maneira, metade do corpo fica praticamente paralisada. Então, muitas coisas se tornam impossíveis... porque a parte inferior do corpo funciona como raízes. As pernas são as raízes e elas o conectam com a terra. Assim, as pessoas estão penduradas como fantasmas, desconectadas da terra. Você precisa voltar aos pés.

Lao Tzu costumava dizer a seus discípulos: “A menos que vocês comecem a respirar a partir das solas de seus pés, não serão meus discípulos.” Respirar a partir das solas dos pés – e ele está perfeitamente certo. Quanto mais fundo você for, mais profunda será a sua respiração. Pode-se considerar como verdadeiro que a fronteira de seu ser é a fronteira de sua respiração. Quando a fronteira aumenta e toca seus pés, sua respiração praticamente alcança os pés – não no sentido fisiológico, mas no sentido psicológico – e você reivindica todo seu corpo. Pela primeira vez você é inteiro, uma só peça.

Osho, em "Osho Todos os Dias — 365 Meditações Diárias"

Nenhum comentário: