quinta-feira, 26 de março de 2009

O outro é uma prisão?

A união mais íntima possível é com outra pessoa . Como você pode estar em comunhão com as árvores se você não consegue estar em comunhão com pessoas ? Como você pode estar em comunhão com as pedras se você não consegue estar em comunhão nem mesmo com seu amado ou sua amada ? Isto é absurdo ! Toda esta idéia é absurda . Um homem está dizendo, ‘ Eu estou deixando minha esposa e minhas crianças porque elas são uma prisão para mim e eu estou indo para as montanhas , para estar em comunhão com as montanhas .’ O que ele está falando é besteira . Não será possível para ele estar em comunhão com as montanhas , pois elas falam uma linguagem , totalmente diferente . Elas estão muito atrás da consciência humana . Para se relacionar com elas você terá que se tornar uma montanha somente então você conseguirá se relacionar .

Se você não consegue se relacionar com seres humanos que são tão evoluídos como você , que pertencem ao mesmo mundo de linguagem , que pertencem ao mesmo nível de vida , você não conseguirá se relacionar com ninguém mais , em lugar algum . Não seja tolo .

Eu tenho visto pessoas vivendo anos e anos nas montanhas e elas se tornam idiotas . Elas têm que se tornar idiotas , pois não qualquer desafio , nenhum ser humano para provocá-las, nenhum desafio humano para aguçar suas inteligências . É muito provável que elas se tornem idiotas . O crescimento não é possível .

Elas podem viver num silêncio , mas o silêncio será das montanhas , não é uma realização delas. A não ser que você consiga viver o silêncio na praça do mercado , ele não será uma realização sua . Ao retornar do Himalaia você , de repente , ficará chocado, pois continuará sendo a mesma pessoa que era antes de ter ido para , talvez você esteja até pior . Você não será capaz de tolerar o barulho , o tumulto do mundo . Que tipo de realização é esta? Em lugar de se tornar mais capaz , mais integrado, você terá se desintegrado, terá se enfraquecido. Você não ganhou força .

(...)

Não comece a escapar das pessoas , porque todo crescimento está ali com as pessoas , relacionando-se com as pessoas , aceitando os desafios e respondendo a tais desafios .



OSHO – The Perfect Master – vol. II, # 1

Nenhum comentário: