quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Rebirthing - Renascimento

Rebirthing nasceu nos Estados Unidos, na virada da década de 60 para 70, bem no auge dos movimentos Paz e Amor, pelas mãos (e peito) de Leonard Orr e vários outros profissionais de Humanas e Biomédicas. É uma técnica rápida e sem qualquer contra indicação baseada em relaxamento consciente e respiração conectada, ou seja, inspiração e expiração sem pausas e pela boca, caso as narinas estejam congestionadas).Esta técnica é também chamada de "respiração circular, conectada e consciente": circular porque acompanha pelo corpo o movimento cíclico da inspiração e da expiração; conectada porque é feita sem intervalos entre inalar e o exalar, e é consciente porque a pessoa coloca toda a atenção e intenção na respiração e aprende a perceber o que quer que a respiração traga consigo.A meta-mor do Renascimento é reaprendermos a respirar com a própria respiração e permitirmos que ela seja cada vez mais plena e fluida; nesta proposta a pessoa é estimulada a vasculhar as próprias crenças e a reconsiderar tudo aquilo a que tem dado algum tipo de crédito. O trabalho é como uma enorme faxina interna e a sensação ao final de cada sessão é, com freqüência, de imenso bem-estar e profunda leveza.Quando resistimos a entrar verdadeiramente em contato com determinadas emoções ou experiências, acabamos carregando-as pela vida afora à custa de uma respiração inibida, e viver se torna um maçante fardo . Com facilidade dá pra entender porque expêriencias dolorosas e traumáticas são capazes de diminuir nossa vitalidade e consciência. Quanto mais plena a respiração, mais segura a pessoa se sente para pesquisar e limpar fundo suas crenças limitantes e seus padrões de auto-sabotagem, e quanto mais fundo a pessoa vai nesta limpeza, mais a respiração se solta.
A abordagem desse trabalho é feita numa seqüência de 10/12 sessões ( de duas a três horas cada) e normalmente são semanais. À medida que o processo vai se desenrolando, a respiração vai ficando mais fácil e consciente e , com o tempo, a pessoa deve ser capaz de praticar a técnica sem o auxílio profissional.A gente nasce a cada inspiração e morre a cada expiração. Por isso, ao respirarmos de forma conectada (sem pausas), dissolvemos gradativamente os "limites"da existência e, desta forma, o Renascimento nutre nossa essência divina, expande a chama da vida que arde no peito, nos faz renascer para as beatitudes do eterno aqui-agora e nos conecta ainda mais com a Sabedoria Suprema e com a imortalidade.Talvez o Renascimento não lhe atraia, mas nem por isto deixe de buscar e praticar alguma outra técnica que lhe inspire a desenvolver a capacidade de puxar e soltar o ar desinibida e prazerosamente. É a respiração , este ato que cada um faz por si e que só se faz no presente, "o caminho do meio e do Todo".A respiração é uma expêriencia biológica com a Divina Presença e uma respiração solta e fluida é uma revelação ou o sétimo céu.Apesar da liberação da respiração não ter contra indicação, ela não é para todo mundo; ela é para pessoas atrevidas que questionam seu papel na História tanto quanto questionam toda a História e todos os papéis. A liberação da respiração é uma meta ousada, porque pode trazer consigo um monte de coisas assustadoramente cabeludas. Mas muito mais assustador, porém, é continuar carregando o que nos pesa e desvitaliza, por isso o propósito mais importante a ser conquistado ao longo de sua existência deve ser uma "respiração desinibida"porque ela é a chave de todo mecanismo que dá entrada para uma vida nova.Quando a respiração se torna desinibida e natural, efeitos revitalizantes tomam conta conta de sua vida e dos que dela fazem parte. Respiração natural é a lei do menor esforço na prática.
Quando abrimos o peito e paramos de resistir à vida, ficamos entusiasmados, o que literalmente, quer dizer plenos de Deus; a sensação de termos vivido há dez mil anos se mescla à alegria de viver e a certeza de sermos uma metamorfose ambulante.Transbordamos frescor e luz, nosso corpo rejuvenesce, nosso espírito renasce, nossa mente se revigora em idéias cada vez mais claras, nossas relações com tudo e com todos se manifestam com serenidade e mesmo que a casa caia a gente não mais se abala.Permita-se experimentar sua respiração numa modalidade mais natural e sua vida terá novo sabor e muito mais cor.

Texto extraído do livro:"Respiração: pura alquimia".autoria:Manúcia Lima

Nenhum comentário: